Pesquisar

terça-feira, 11 de novembro de 2014

VESTIBULAR (ENEM), PORQUE EXISTE? QUAL A SUA EXPLICAÇÃO RACIONAL PARA CONTINUAR EXISTINDO?

Muitas coisas no mundo me causam estranheza, umas por sua incoerência, outras pela sua desnecessidade, e umas por seu déficit cognitivo. Por exemplo: Vestibular (ENEM), porque existe? Qual a sua explicação racional para continuar existindo? Todos os anos o espetáculo é o mesmo, a pessoa atrasada chorando desesperadamente a beira de um portão fechado, alguns poucos iluminados conseguem passar, e outros a imensa maioria mesmo que se dedique ao máximo não vai conseguir, o fato é que a educação brasileira e principalmente o ensino superior é um erro politico, é um erro social e é um erro cognitivo. Um erro político porque a educação brasileira é fascista, um erro social porque alimenta ainda mais a segregação e as desigualdades quando deveria ser justamente o contrário, e um erro cognitivo porque o processo educacional é ignorante e errado constitucionalmente. Vejam o que diz nossa solene Constituição Federal de 1988 em seu Art. 205: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho"

Agora lhes pergunto: Se é direito de todos quais os motivos de se selecionar quem merece ou não ingressar em uma Universidade? Direito é direito e todos são todos! Simples assim, o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho não vem sem a devida formação superior, e limitar o acesso ao ensino superior me parece um erro constitucional, e ninguém faz nada, todo mundo acha normal, todo mundo acha corriqueiro ter que lutar enlouquecidamente por um direito que deveria ser disponibilizado a todos.

Para mim não vamos nunca mudar esse país sem mudar a educação brasileira, e essa mudança passa sim pelo fim do vestibular (ENEM). Todos tem que ter acesso à educação pública e de qualidade, sem ser humilhados, sem ser selecionado. Ninguém precisa provar ser merecedor de um direito que é seu constitucionalmente. 

Acredito que o acesso livre ao ensino superior é o que acaba com esse filtro social que se configurou o ENEM, aos que entram nessa disputa o ENEM impõe uma relação completamente equivocada com o conhecimento. Sei que com o fim desse processo de seleção surgiria problemas para controlar a massa multidiversificada que iria ingressar nas universidades, mas não é esse afinal o sentido de Universidade? Problemas sempre existirão e a educação é a chave pra solucionar cada um deles, e educação só é válida se for pública, gratuita, de qualidade e pra todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário