Pesquisar

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Mentiras e Promessas Parte 06: As Máscaras caíram



Existe um provérbio que era bastante popular na Roma Antiga que dizia: Auribus teneo lupum, que em uma tradução literal significa algo parecido com "segurando um lobo pelas orelhas". Era usado quando a situação era insustentável, e particularmente quando fazer nada ou fazer alguma coisa para resolver um problema era igualmente arriscado. E é exatamente assim a atual situação da Universidade do Estado do Amapá, na verdade é assim que os protagonistas do movimento grevista se sentem. E digo protagonista no sentido grego da palavra: πρωταγωνιστής (protagonistes), de πρῶτος (prótos) = primeiro e ἀγωνιστής (agonistès) = o que agoniza; ἀγών; "O que agoniza primeiro".

Quem vive disposto a sair do muro e percebe que água morna não serve nem para fazer chá, deve ter em vista também que ser protagonista, sair do muro, ser radical, lutar até o fim, não ser morno implica também que você pode ser o primeiro a agonizar. Mas isso não me assusta e nem assusta os bons que lutam todos os dias por uma universidade de qualidade. Contudo, tem os que se assustaram, mas não se assustaram com a luta e sim com a possibilidade de perder sua vaidade pessoal. Nesse momento as máscaras caíram. Uns que diziam estar lutando pela UEAP na verdade lutavam por interesses outros que não a universidade e correram para o lado da gestão golpista e omissa. 

A situação é difícil, é insustentável e parece que fazer algo pode ser tão problemático como não fazer nada, mas para alguns não fazer nada não é uma opção. Podemos morrer tentando mas não vamos pecar por omissão. A nossa universidade que sempre pareceu dividida entre licenciatura de um lado e engenharia de outro, hoje assumiu uma divisão muito mais negritada do que uma pugna de ego acadêmico. Hoje a UEAP esta claramente dividida entre os que acreditam e querem lutar e os que se omitem, entre os que defendem a educação pública e os que defendem a gestão golpista e suas gratificações, é a velha metáfora da divisão entre colônia e metrópole, casa grande e senzala, cidade baixa e favela, Xiita e Sunita....

Então eu não vou deixar margem pra confusão e vou gritar pra você e seus apaniguados ouvirem:

#EuSouFavela 
#EuSouSezala 
#PrefiroSerXiitaDoQuePelego 
#EUsouUEAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário