Pesquisar

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Uma Ameaça a Segurança pública


Na madrugada do dia 22/09 sábado, sai de casa pra comprar um lanche em um trailer que funciona da PE. Julio, próximo a AERC, no Santa Rita. Na volta para casa fui abordado por um Pálio Branco, que para minha surpresa estava cheia de bandidos, bandidos de farda – Policiais Militares – A abordagem foi super truculenta, regada a gritos e ordens de pôr as mãos na cabeça, detalhe, sempre com suas pistolas em punho. Após responder inúmeras vezes o que eu estava fazendo, pra onde estava indo e onde morava, fui liberado com um quase inaudível pedido de desculpas seguindo de uma idiota afirmação: “estamos fazendo nosso trabalho”. Diante do fato tenho algo á dizer: “A policia Militar é uma ameaça a segurança publica”. É inaceitável que alguém que deveria manter a ordem e a segurança seja tão covarde e despreparado. Casos aqui e Brasil a fora revelam as atrocidades desses bandidos de farda, e isso é apenas a fétida ponta de um monstruoso iceberg.
Os números fazem da PM brasileira ser conhecida como uma das mais violentas do mundo, responsável por 108 vezes mais mortes que a dos Estados Unidos por exemplo.
Na verdade a Policia que deveria ser um motivo de vergonha em lembrança da Ditadura Militar, é hoje o braço armado dos governos. Agentes de higienização étnica e social, criminalizando a cor e a pobreza. Algo que num país onde 50,4% da população é formada por negros e negras, já marcados historicamente pelo racismo, é no mínimo consternador.
Para que abusos de poder, truculência e autoritarismo fiquem no passado é preciso acabar com a PM.
Desmilitarizar o sistema policial, com direito que os soldados se organizem sindicalmente, elejam (e possam destituir) seus superiores, possam fazer greve e protestos, acima de tudo seja controlada pela população, que deveria ter direito de eleger os delegados, promotores e juízes, e de formar uma corregedoria independente.
Essas são apenas algumas medidas inicias. Mas não é tudo. Estruturar academias de formação, com concursos mais rigorosos e cursos mais longos e exigentes, sempre com participação popular.
Assim espero que um dia tenhamos uma policia que não precise ser mais violenta que aqueles que estão presos por serem violentos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário