Pesquisar

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Antecipação da maioridade penal!



 Antecipação da maioridade penal!

As redes sociais representam importante ferramenta de divulgação de ideias, opiniões e bandeiras das mais diversas naturezas, e, é claro que toda opinião a favor ou contra deve ser respeitada e jamais encarada como desrespeito pessoal. Vivemos em um país plural que ser diferente é normal.

Uma das matérias que vem merecendo a atenção nas redes sociais neste momento é a antecipação da maioridade penal, de 18 anos para 16 anos, correntes de compartilhamento somam números relativamente altos.

Sobre o tema sou quase que absolutamente contra.

Não nego, contudo o fato de que vivenciamos hoje inúmeros casos de menores de idade cometendo crimes terríveis e a sensação de impunidade é grande. O que me parece absurdo é rebaixar, pura e simplesmente, a maioridade penal com o intuito de convencer a população de que estamos diante de uma solução mágica para conter a criminalidade juvenil.

Agindo assim estamos deixando de levar em consideração fatos importantíssimos que são sim os verdadeiros responsáveis por compelir nossos jovens a cometer crimes. A juventude brasileira é hoje quase que em sua totalidade desassistida do poder público. Jogada a margem de uma sociedade capitalista e burguesa que não se preocupa realmente com o futuro do país, exceto é claro se em beneficio próprio.

No momento em que se repete quase que por mímica que somos a sexta economia do mundo, o nível da discussão deveria ser o de quanto dessa riqueza deveria ser investido em educação e políticas de valorização do jovem, a fim de que em um médio prazo nossa juventude não precisasse por sua condição cometer crimes.

Sei que o momento exige serenidade para que o país possa promover ajustes em sua legislação, que nos levem a superar a continuada sensação de impunidade. Mas entendo também que temos outras impunidades que entendo ser prioridade na política de punição do Estado: Corrupção, Racismo, Homofobia, Agressão contra a Mulher e tantos outros crimes que merecem uma efetiva transformação em nossa maneira de punir.

Marginalizar nossos jovens jogando-os em um sistema carcerário falido não parece uma alternativa ideal pra resolver os problemas da juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário