Pesquisar

segunda-feira, 18 de maio de 2015

CLARO QUE É DIFÍCIL SER INTEIRAMENTE LEAL, MAS TEM DE SE SER!

Fico impressionado com a quantidade de amigos que algumas pessoas afirmam ter, e com as relações sociais se dando quase que em sua totalidade no âmbito digital então, esse numero é ainda mais assustador. Eu sempre acreditei que não possível ter muitos amigos assim, mesmo que se nos esforcemos, mesmo que nossas ações sejam todas planejadas para o "conhecer pessoas" e fazer amizades, mesmo que a mobilidade da internet possa facilitar essa aproximação, mesmo que se tenham milhares de contatos adicionados, não se pode transferir essa quantidade para o percentual de amigos. Ou mais precisamente: nunca se pode ser o melhor amigo de muitas pessoas.
Amizade é um estado do amor, é uma condição de duas almas, é a preocupação da alma de um com a do outro é a ocupação do espaço deixado pelo vazio de existir, é o tempo que se permite passar e a atenção que se pode dar voluntariamente. Até ai nada de novo, o fulcro da questão é que todas estas coisas são finitas e têm de ser partilhadas e como toda partilha pressupõe uma divisão, ou melhor dizendo, é a contínua diminuição do que se pode dividir. Portanto, é preciso saber dividir o que temos e não se pode dividir uma coisa já de si pequena [nós], não com muitas pessoas.
Amigos são como bebidas alcoólicas, ambos devem ser escolhidos e selecionados com critério. Não podemos sair bebendo tudo indiscriminadamente, quem já fez isso sabe o quanto é potencialmente arriscado. Pode custar-nos não ter tempo nem vida para ser amigo de alguém de quem se gosta, ou deixar de viver e guardar as lembranças boas. É simples de relacionar: "o que é bom sai caro, amizade é sempre bom, porém, quanto mais, mais caro será". Não se pode ser amigo de todas as pessoas de que se gosta. Às vezes, para se ser amigo de alguém, chega a ser preciso ser-se inimigo de outrem, ainda que seja alguém querido. 
Então como selecionar os amigos? Eu uso alguns critérios: Escolho amigos pelo sorriso, porque acho que pessoas felizes têm muito mais pra dividir, escolho também pela inteligência, e isso pelos mesmos motivos do sorriso. Mas prioritariamente acredito que para se ser um bom amigo, têm de herdar-se, de coração inteiro, os amigos e os inimigos da outra pessoa. E fácil estar sempre do lado de quem se julga ter razão. O que distingue um amigo verdadeiro é ser capaz de estar ao nosso lado quando nós não temos razão.
Os amigos são, por descrição, as melhores pessoas do mundo, as mais interessantes e as mais brilhantes. A lealdade é a qualidade mais importante de uma amizade. E claro que é difícil ser inteiramente leal, mas tem de se ser!

3 comentários:

  1. Respostas
    1. ta lendo até nas entrelinhas Betanna? gente inteligente é outro nível! :D

      Excluir
    2. Lógico, pra você ver o quanto que concordei haha

      Excluir