Pesquisar

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Os Gatos Pingados: As opiniões e o fenômeno das Relações e Reações

Só pra constar, a expressão "Gatos Pingados" estaria vinculada a uma pratica de tortura, em que se derramava óleo fervente em criminosos ou animais, sendo os gatos as maiores vítimas. Poucas pessoas ficavam assistindo a essa macabra tortura, restando apenas os gatos pingados com óleo no local.

Então, hoje, felizmente, vivemos uma "relativa democracia", o que garante, em alguma medida, liberdade de expressão à boa parte das pessoas. Além disso, a internet com seus blogs, sites e suas redes sociais, deu aos indivíduos maiores possibilidades de expressar-se. Temos blogs, Vlogs, revistas informais e formais online, youtube, e-mail, e é claro o maior responsável por tudo as redes sociais (facebook, whatApp, twitter e ETC...) onde milhões de pessoas se expressam diariamente. É a época das opiniões, e suas não menos imediatas Reações.

Pois bem, opinião (dóxa), no pensamento grego é aquilo onde não há nenhuma certeza, mas sim só dúvida. Uma tendência mais moderna desse atual período é das "reações desqualificadoras". É simples, se você critica o governo, logo você é parte da elite branca descontente com o "bolsa família", se você critica a oposição és um "mensaleiro corrupto". Não existe critério nenhum nos julgamentos além do desejo e interesse pessoal de estar certo. Não menos igual e profundamente diferente, vou me juntar a essa tendência "neodemocratica" e compartilhar com vocês minhas críticas a um recente acontecimento que como já deveríamos imaginar virou bandeira política ideológica nas redes sociais.

Como a mídia amplamente mostrou, aconteceu uma confusão na Câmara Municipal de Jacarezinho, no norte do Paraná, depois que os vereadores se recusaram a votar um projeto para reduzir os próprios salários, e depois da pressão popular, a Câmara aprovou o projeto. A sessão cancelou uma decisão que aumentava de nove para 13 o número de vereadores e também cortaram em 30% os salários para próxima eleição. E na velocidade 4G isso virou um exemplo de cidadãos politizados e dispostos a mudar o Brasil. 

O que eu penso sobre o caso? Bem, para mim, é uma das maiores hipocrisias e idiotices que já vi virar modinha e bandeira política. Se eu perguntar pra algum daqueles "gatos pingados" se eles achariam certo reduzir também os próprios salários, eu posso jurar que nenhum gostaria que isso fosse feito. Então como alguém pode achar correto baixar o salário de uns, mas se for o seu salário é errado. O mal maior da hipocrisia é aconselhar o que tu simplesmente não fazes, ou pior, acreditar que ainda és verdadeiramente correto agindo assim. Pedir pra reduzir salários, contanto que não seja o seu é a expressão fiel dos gatos pingados, quando o óleo quente cai ninguém acha certo ficar. Sou absolutamente contra a redução salarial, seja ela de quem for político ou não. 

Óbvio que alguém pode questionar: "mas político ganha muito e não faz nada". Eu então diria: exatamente, o problema então seria resolvido baixando os salários? Meus caros, se o povo já não faz nada ganhando o que ganham, imagina reduzindo os salários. O problema não é o quanto ganham, ou a quantidade de políticos (vereadores, deputados e senadores) o problema é a qualidade do serviço prestado. Sendo assim, não é mais sensato que toda a mobilização seja feita no sentido de cobrar trabalho. Gritar pra reduzir os salários é concordar com o serviço prestado.

Diante de tudo isso, o que é bem chocante também, a reação de algumas pessoas dizendo que devem reduzir porque o trabalhador ganha pouco. Existe uma expressão em Latim que diz: "Abusus non tollit usum". Ou seja, o abuso não deve tolher o uso. Só porque você ganha pouco deve achar que todos têm que ganhar pouco também? E que tal se ao invés disso, lutarmos pra que todos ganhem bem? Bem mais coerente não! 

Vivemos em um mundo de mentiras, falsos sentimentos, atitudes forçadas, hipocrisia, opiniões infundadas. Não podemos permitir que loucuras e contaminação político-ideológica sejam vendidas como ciência ou como solução pro país. Porém, como já disse, hoje todos emitem suas opiniões, e que continuem assim, afinal tudo deve ser dito, mesmo que sua opinião seja uma idiotice. Só não me peçam pra concordar com isso, eu não permito que meu ideário político seja colocado na mesma caixinha da “dóxa".

Nenhum comentário:

Postar um comentário